O estilo Hygge: o jeito dinamarquês de viver bem

De Janni Hansen | Lifestyle | 27-06-2017
O estilo Hygge: o jeito dinamarquês de viver bem

Um dos benefícios de trabalhar numa empresa tão internacional como o de Fashiola é que a gente pode viajar sem sair do escritório. Por exemplo, há uns tempos pedi à minha colega dinamarquesa Janni que me explicasse o que era afinal o hygge (se pronuncia huga) de que todo mundo fala. Leia nesse blog o que descobri sobre essa palavra misteriosa que se diz estar associado aos níveis de felicidade da Dinamarca. 

Como definir hygge?

Procurando traduzir hygge em português eu cheguei à palavra "aconchego", mas minha colega dinamarquesa não parece convencida que uma palavra de língua gringa consegue capturar o que hygge é. Afinal, como definir hygge? Janni explica que hygge é um sentimento que você tem quando tudo ao seu redor é aconchegante e confortável, como quando você se enrola em um cobertor e desfruta de seu chá de camomila. Eu penso pra mim mesma, talvez hygge para o brasileiro seja aquele sentimento acolhedor de cafuné.  Eu sei que o faz você se sentir confortável é coisa que varia de pessoa para pessoa, mas a sensação de conforto é algo universal.  A essência do conforto é você estar mentalmente em um lugar bom. Ninguém pode lhe impingir hygge à força, não importa quantas velas e boa comida você tem na mesa. Hygge é algo que você tem que sentir no coração.

O estilo Hygge: o jeito dinamarquês de viver bem

Hygge: o segredo do bem viver que é parte do dia-a-dia

Janni diz: "Hygge é uma palavra muito comum para nós dinamarqueses e nós a usamos muitas vezes na vida diária. A gente fala toda a hora "veja como isso é hygge" ou "porque não ficar em casa hoje à noite para uma noite bem hygge?". A gente cresceu com isso, e então a gente usa hygge sem pensar nisso. Mas há algo que eu descobri nesses últimos anos vivendo no estrangeiro, e é que o conceito hygge ultrapassou as fronteiras dinamarquesas e agora até já há um montão de livros sobre ele e lojas estrangeiras tentanto comercializar o estilo de vida dinamarquês em porta-chaves e camisetas." Se sentir em harmonia com os outros e o ambiente em redor, viver o momento presente e gratidão são os segredos do jeito dinamarquês de viver o dia-a-dia.

O estilo Hygge: o jeito dinamarquês de viver bem

Momentos hygge

Depois dessa conversa, eu me pus a pensar nas coisas diferentes que me fazem sentir aconchegada (ou que são hygge para mim). Pode ser por exemplo uma caminhada pela praia descalça ao final do dia, ou ir tomar um café quase sei que não tenho pressa. Uma das coisas que acho particularmente agradável é quando eu estou sozinha em casa de noite com velas acesas e mergulhar em um bom livro. Para Janni, os momentos mais hygge são as "noites acolhedores com a família com boa comida e longas conversas, ou assistir a um filme numa noite chuvosa sem que ninguém fale muito. São os churrascos com amigos, o pequeno-almoço na cama ou comprar e misturar doces." Assim a gente vê que hygge inlcui de tudo, desde o tempo para estar junto ao tempo para estar consigo mesmo.

O estilo Hygge: o jeito dinamarquês de viver bem

Casa e roupas hygge

De acordo com Janni, a forma como sua casa está organizada e sua roupa também ajudam a criar momentos hygge. No meu caso, as plantas, móveis de madeira rústica e pilhas de livros tornam minha casa especialmente confortável. Quando eu adiciona um novo livro a minha pilha, ou quando eu estou cuidando das minhas plantas, eu posso dizer que me sinto bem hygge. E depois há as roupas. Janni adora a hora de chegar em casa e trocar as roupas de trabalho por algo bem mais hygge. E isso o que será? O conjunto hygge de Janni consiste em "um par de leggings bem confortáveis e uma camiseta masculina de meu namorado que sempre é tão agradável de usar. Se for Domingo, e for sair de casa vou optar por um macacão bem confortável, com um hoodie e uns tênis confortáveis".

                                                                                          ♥

Hygge parece ser o conceito-segredo que nos vai ajudar a atravessar os dias chuvosos do Inverno brasileiro. Ou você não acha?

Beijos, JanniJanni Hansen
Gostou?

Partilhe esse blog com amigos!

COMENTAR ESTE BLOG